Sua majestade o bebê

A expressão “sua majestade o bebê” é uma referência de Freud para situar a criança, seu lugar e seu valor na estrutura familiar. Ele explica esse termo baseado nas relações entre pais e filhos segundo ideais –  o amor dos pais, tão comovedor e no fundo tão infantil, nada mais é senão o narcisismo dos pais renascido, o qual transformado em amor objetal, inequivocadamente revela sua natureza anterior.

majestade bebe5“A criança terá mais divertimento que seus pais; ela não ficará sujeita às necessidades que eles reconheceram como supremas na vida. A doença, a morte, a renúncia ao prazer, restrições à sua vontade própria não a atingirão; as leis da natureza e da sociedade serão ab-rogadas em seu favor; ela será mais uma vez realmente o centro e o âmago da criação – ‘Sua majestade o bebê’, como outrora nós mesmos nos imaginávamos”.

Toddlers and Tiaras (Pequenas Misses) – programa americano sobre concurso de beleza:

Isabella com 6 anos de idade é uma milionária mirim e administra seu próprio negócio ao lado da mãe, Susana Barrett, 39 anos. Susana participa de concursos de beleza há alguns anos e coleciona títulos de destaque. Decidiu que sua filha deveria seguir seus passos  inscrevendo-a em concursos de beleza para crianças.

Quando participam de um concurso, cada vestido mirim de apresentação pode custar US$ 10 mil dólares. Alguns hábitos da pequena Isabella são dignos de uma estrela de Hollywood diz a mãe: “viajamos muito para participar de concursos, e ela passou a gostar de hotéis cinco estrelas e adora ser bem recepcionada. Ela exagera às vezes e uma vez pediu US$ 2.200 em comida. E nunca são hambúrgueres e fritas, sempre coisas caras como filé mignon e lagosta”

Isabella mantém outros caros hábitos de consumo – “eu sou uma estrela, tenho minha própria linha de bijuterias e adoro mandar. Nunca perco nada e ganhei quase todos os concursos dos quais participei. Mas o que mais amo são os sapatos. Tenho mais de 60 pares”

Meu próximo objetivo é tornar Isabella uma estrela da Disney e eu sei que ela vai conseguir realizar isso! Ela adoraria estar ao lado de Selena Gomez.  Isabella concorda: “eu amo essa vida e não quero que acabe nunca! Amo ser uma estrela!”

A mãe da garota já foi criticada por incentivar a filha a participar de concursos mas se defende dizendo que ela gosta de coisas boas e nós gostamos de mimá-la.

‘Sua majestade o bebê’ é a revivescência e a reprodução do narcisismo dos pais que há muito tempo abandonaram. Agora, com seu bebê, possuem a oportunidade de renovar seus planos aos quais foram forçados a renunciar.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s